top of page

República Portuguesa

Capital: Lisboa

Moeda: Euro

Idioma oficial: Português

Portugal

Os primeiros textos escritos em português surgem no século XIII. Nessa época, o português não se distingue do galego, falado na província (hoje espanhola) da Galícia. Essa língua comum – o galego-português ou galaico-português – é a forma que toma o latim no ângulo noroeste da Península Ibérica.

 

Portugal constituiu-se como reino independente no século XII, quando Afonso I (Afonso Henriques), filho do conde Henrique de Borgonha, se tornou independente do seu primo Afonso VII, rei de Castela e de Leão. É à batalha de São Mamede (1128) que, tradicionalmente, se faz remontar a independência de Portugal, ainda que Afonso Henriques só se tenha feito reconhecer como rei nos anos seguintes. Separando-se de Leão para se tornar reino independente, Portugal também se separava da Galícia, anexada definitivamente ao país vizinho – reino de leão, reino de Castela e, finalmente, reino de Espanha.

 

A invasão mulçumana da Península Ibérica em 711 e a Reconquista Cristã são acontecimentos determinantes na formação das três línguas peninsulares – o galego-português a oeste, o castelhano no centro e o catalão a leste. Estas línguas, todas nascidas no Norte, foram levadas para o Sul pela Reconquista Cristã.

                 

                TEYSSIER, Paul; tradução Celso Cunha. História da Língua Portuguesa. São Paulo: Martins Fontes, 1997. (texto adaptado)

Feira do Livro 2016

Colégio Miguel de Cervantes

Autoria:

Alunos de 8º ano

Orientadores: 

Amália Freire (Música), Ana Maria Premero (Música), Fábio Martins (Arte), Ivo Bonfiglioli (Música), Joan Miró (Ciências), Leila Pereira (Produção de Texto), Marco Augusto (Geografia), Pedro Sales (História), Roberta Fernandes (Produção de Texto),  Simone Deffente (Português)

Desenvolvimento:

Fernanda Baruel

Depto. Tecnologia Educacional

(com Wix.com)

bottom of page